História da Frota

2000 a 2009

2006

Seguir as tendências tecnológicas e oferecer o melhor para os passageiros. Esses foram os principais objetivos da Viação Garcia, ao adquirir em dezembro de 2006, os ônibus Irizar Century, modelos europeus que chegam para proporcionar o que há de melhor em transporte rodoviário. Panorâmico e com insulfilm, esse veículo oferece várias inovações: o ar-condicionado é climatizado, e possui um sistema de renovação de ar, o que ajuda a manter sempre a temperatura interna agradável, independente da externa. As poltronas são mais espaçosas com cinto de segurança retrátil e os sanitários possuem fluxo de água da pia controlado e ar-condicionado independente.

2000

Um novo ônibus para um novo século é o que representa a introdução deste modelo Mercedes Benz, que tem como principal destaque poltronas com ângulo de reclinação de 180º. Panorâmico e com dois pisos, oferece 24 lugares. É equipado ainda com duas geladeiras, cafeteira elétrica, ponto para carregador de celular e cinto de segurança em todas as poltronas. Com sistema de calefação inteligente, o ar refrigerado é ecologicamente correto. É o que existe de mais moderno em tecnologia de transporte de passageiros.

1990 a 1999

1998

Desenvolvido na Espanha, o Irizar foi trazido ao Brasil pela Viação Garcia e inaugurou a linha Top Bus, com um conceito de mais conforto e comodidade ao passageiro. Com vários itens de segurança inéditos, o modelo Century 1998 possuía, além de um design moderno e arrojado, poltronas leito turismo e chassis Volvo. Oferece 38 assentos.

1980 a 1989

1986

Mais uma vez inovando a partir de know-how próprio, Viação Garcia desenvolve o terceiro eixo neste modelo Scania, de 1986. O benefício: mais estabilidade nas estradas e, portanto, mais segurança aos passageiros. Transportava 46 pessoas e tinha potência maior, de 305 cavalos.

1980

O desenvolvimento de uma tecnologia específica finalmente começa a chegar ao transporte coletivo de passageiros. O Scania B-111 representa esse marco e foi responsável por um grande salto de qualidade na prestação do serviço. Esse modelo, considerado uma relíquia pela empresa, pois transportou o papa João Paulo II durante sua visita ao Brasil em 1980, encontra-se até hoje conservado no pátio da Viação Garcia.

1960 a 1969

1964

Para ampliar sua atuação e percorrer distâncias maiores, a Viação Garcia decidiu utilizar know-how italiano e adquiriu o modelo FNM/Alfa Romeo, de 1964, que transportava 37 passageiros. O apelido “Fenemê”, tirado da sigla FNM (Fábrica Nacional de Motores), foi empregado nas rotas mais longas, como Londrina/Curitiba e Londrina/São Paulo.

1950 a 1959

1950

Em 1950, com o despertar da indústria automobilística, inovações de design começam a ser introduzidas em carros e também nos ônibus. O GMC-ODC 210, de 1951, é o primeiro modelo dessa leva, que apresenta uma preocupação mais estética e inaugura a tendência de frente reta. Tinha capacidade para 35 passageiros.

1940 a 1949

1942

Oferecendo mais proteção aos seus 33 passageiros, este modelo GMC 1942 era fechado e acortinado. Para superar as conseqüências da Segunda Guerra Mundial, como o racionamento de combustível, os mecânicos da empresa adaptaram o motor para rodar a gasogênio. O novo carro, que ficou conhecido como “Pavão”, percorria distâncias maiores, como de Londrina a Paranavaí, de 207 quilômetros, levando 16 horas.

1930 a 1939

1933

O primeiro veículo da frota da Viação Garcia foi um caminhão Ford 1933, transformado em jardineira para acomodar os passageiros. Começou a rodar na época da colonização do Norte do Paraná, transportando os pioneiros que, muitas vezes, pagavam a passagem até mesmo com galinhas. A primeira linha, de 25 km, ia de Londrina a Jataizinho e levava um dia inteiro para ser percorrida. Para não atolar, a “Catita”, apelido carinhoso do ônibus nº 1, amarravam-se correntes nos pneus.